Seguidores

29 de fevereiro de 2012

Semana do Dia Internacional da Mulher terá programação especial na UFPA



Na semana em que a figura feminina é homenageada mundialmente, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Com o tema “Mulheres Amazônidas: imagens, cenários e histórias”, o evento será realizado no período de 5 a 8 de março, com amostra de filmes, debates temáticos, apresentação de coral, Feira de Talentos da UFPA e lançamentos de livro. A realização é resultado de um trabalho conjunto do Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Moraes” (Gepem) com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida/ Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social.

Dabates e filmes - No dia 5 de março, haverá debate com o tema “enfoque sobre o cotidiano das mulheres trabalhadoras que têm filhos pra cuidar”, com a exibição do filme norte-americano Mãe em Apuros, de Katherine Dieckmann. No dia 6, o debate será sobre “a violência doméstica e sexual contra as mulheres”, quando será analisado o filme espanhol Pelos meus olhos, de Iciar Bollain. No dia 7, o curta metragem paraense Ribeirinhos do Asfalto , de Jorane Castro, será base para o debate “a relação da família amazônica da zona rural com o sonho da melhoria de vida na zona urbana.” Toda a programação será realizada no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), das 14h às 18h.

Música - No dia 8, ainda no auditório do IFCH, às 9h, terá apresentação do Coral “Flor de Lótus”, com a regência do professor Dione Lima Santos e, logo em seguida, haverá um seminário temático, com o debate sobre “Mulher e Gênero: Conhecimento e Ação Política.”

Literatura – Também no dia 8, às 18h, no Cinema Olímpia, será relançado o livro Mulheres Amazônidas: Imagens cenários e histórias, organizado pelas professoras Maria Ângela Motta Maués, Maria Luzia Miranda Álvares e Eunice Ferreira dos Santos. Ao final da programação, será exibido o filme Preciosa - Uma História de Esperança (EUA, 2009), direção de Lee Daniels.

A obra foi lançada, pela primeira vez, em 2001, pela Editora Gepem. Trata-se de uma coletânea de textos de cinco linhas de pesquisa, os quais materializam os objetivos do Gepem. O livro possui 23 artigos, distribuídos em sete capítulos, com temas sobre conhecimentos, ciência e informação, com o foco na situação das mulheres e a construção das relações de gênero, visando à promoção da equidade na questão dos direitos humanos.

Uma das colaboradoras da coletânea, Eunice dos Santos, professora do Instituto de Ciências da Educação da UFPA(ICED), acredita na boa receptividade do livro, porque a temática feminina é abordada em várias áreas de pesquisa. “Creio que a coletânea terá uma boa recepção, pois nela a temática da mulher é analisada sob os pontos de vista da Antropologia, da Política, da Psicologia, entre outros, os quais foram produzidos por pesquisadores renomados.”, ressalta Eunice.

A coordenadora do evento, a servidora Sonia Solano, da Progep, espera que a programação seja bastante prestigiada. “A expectativa é que a programação seja um sucesso, pois o evento abordará várias situações que envolvem a mulher, como violência, trabalho, filhos e outras questões comuns no mundo em que vivemos. Torcemos para que o público seja bastante participativo”, afirma a servidora. A coordenadora ressalta que o evento é gratuito e aberto à comunidade universitária.

Serviço:

Comemoração do Dia Internacional da Mulher na UFPA

Dias: 5, 6, 7 e 8 de março

Locais: Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), das 14h às 18h; e Cinema Olympia, às 18h.

Mais informações: (91) 3201-7846.

Para conferir com detalhes a programação, cliqueaqui.


Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA