Seguidores

13 de setembro de 2012

Oportunidade: Instituto Mamirauá seleciona bolsista de pesquisa

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) está Realizando processo Seletivo de bolsista para integrar o Grupo de Pesquisa em Agroecologia e Programa de Manejo de Agroecossistemas (PMA).

O IDSM, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação tem como missão a conservação da biodiversidade amazônica através do manejo sustentável e participativo dos recursos naturais e oferece apoio ao CEUC (Centro Estadual de Unidades de Conservação) na gestão das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã (RDSM e RDSA, respectivamente).

O Grupo de Pesquisa em Agroecologia foi criado em 2009 e atua com o Programa de Manejo de Agroecossistemas (o antigo Programa de Agricultura Familiar), gerando conhecimento científico sobre manejo agrícola dos ribeirinhos amazônicos, a fim de subsidiar a gestão de Unidades de Conservação de Uso Sustentável na região Amazônica. O PMA iniciou suas atividades na Reserva Mamirauá em 1994 e na Reserva Amanã em 2002. Os quatro objetivos do programa são: Estimular a melhoria do manejo dos agroecossistemas; Estimular a diversificação produtiva como estimulo à segurança alimentar e geração de renda; Apoiar a organização dos produtores para a comercialização; e Estimular a conscientização ambiental e cidadã.

O profissional a ser selecionado atuará diretamente com os agricultores das RDSs Amanã e Mamirauá, fazendo pesquisa etnográfica sobre os sistemas tradicionais assim como acompanhando a implementação, manejo e processo de apropriação pelos agricultores das novas práticas. O Profissional trabalhará em colaboração com a equipe técnica da extensão do PMA.

Leia o edital completo em: Instituto Mamirauá

Um comentário:

  1. Ótima oportunidade de adquirir novas técnicas da pesquisa.

    ResponderExcluir

Comentários caluniosos, desrespeitosos e ofensivos não serão aceitos.