Seguidores

7 de março de 2012

Católicos das ilhas de Belém clamam pela permanência de Pe. Jonas

Conheço o Pe. Jonas e aprendi a gostar e respeita-lo. Pe Jonas tem sido incansável na luta pelos direitos dos ribeirinhos de Belém e tem dado demonstrações de amor por seu povo. Po risso, o povo das ilhas clama pela permanencia de seu Pároco. Segue a carta encaminhada a mim pelos católicos locais:

"Prezado (a) Senhor (a),
Vimos em nome da Comunidade Católica da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição das Ilhas-Outeiro, saudar e agradecer a todos pela participação e contribuição em todos os momentos do FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS ILHAS e nas Ações da Paróquia durante o ano de 2011, o que representa o compromisso de todos em busca de alternativas e soluções para o verdadeiro desenvolvimento sustentável das familias que residem às margens de nossos rios. Na oportunidade, vimos informar à V. Sa. que querem desconstruir todo esse projeto que foi iniciado por nosso Pároco Pe. Jonas Teixeira.
A Arquidiocese de Belém, através do Bispo Auxiliar, estão transferindo o Pe. Jonas para outra Paróquia em Águas Lindas, o que significa uma Ação unilateral da Igreja, e, que nem levaram em consideração o Clamor da Comunidade e os Projetos realizados pelo Pe. Jonas na Ilha de Caratateua, assim como, na Região das Ilhas de Belém, Mosqueiro, Acará, Ananindeua e Barcarena.
Ressaltamos que a participação do Pe. Jonas, no crescimento e desenvolvimento Humano, Espiritual e Social foi de elevada importância para o projeto de Deus, pois, não se limitava apenas evangelizar, mas também, lutar pela melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas, sem distinção de credo, raça, cor...enfim,  realizava ações concretas, sempre respaldado e com apoio de todos os colabodores da igreja embuídos no mesmo objetivo. Lamentamos esta Ação Unilateral, pois estamos no século XXI, e, ainda somos obrigados a ouvir calados, sem direito a voz. A Pastoral das Ilhas, um serviço da Igreja que tinha como objetivo levar esperança de uma vida melhor ao povo ribeirinho, com obras e ações concretas, lamentavelmente será extinta...um desserviço social, um retrocesso...
Neste sentido, é que vimos clamar por vosso apoio junto a Arquidiocese de Belém, ao nosso Bispo Dom Alberto Taveira que, URGENTEMENTE, reconsidere a sua decisão, que deixe o Pe. Jonas concluir os Projetos que estão em curso, entre eles o Fórum de Desenvolvimento Sustentável das ILhas. Pedimos que sejam enviados mensagens para nosso Bispo Dom Alberto, cujo e-mail é (domalbertotaveira@gmail.com) ou uma carta, ou até mesmo pessoalmente."

Um comentário:

  1. Não podemos deixar que tirem uma liderança religiosa comprometida com o bem estar dos moradores das ilhas de Belém, Ananindeu, mosqueiro e adjacencias.

    ResponderExcluir

Comentários caluniosos, desrespeitosos e ofensivos não serão aceitos.