Seguidores

21 de maio de 2013

É sempre bom rever velhos amigos


Reunião da Coordenação do FDM de Igarapé-Açu na Fazenda Escola da UFRA
Foto: Evnadro Ladislau
Visitei ontem o município de Igarapé-Açu. Trabalhei por lá durante dois anos como consultor do Programa Pará Rural. Tive o privilégio de coordenar, junto com o amigo Paulo Santana, a criação e a estruturação do Fórum de Desenvolvimento Municipal de Igarapé-Açu e a elaboração do Plano de Desenvolvimento Municipal. Tratou-se de um plano que tem como concepção a participação do conjunto dos atores sociais locais no diagnóstico situacional, planejamento estratégico, elaboração dos projetos e execução das atividades. Certamente um modelo que deveria ser replicado em todo o Estado.

Nesse dia, além de rever velhos amigos, tive uma grande alegria ao saber que o Fórum continua firme no propósito de promover o desenvolvimento do município e fiel à visão de futuro construída coletivamente. Retornei lá para propor ao Fórum a participação no edital dos Centros Vocacionais Tecnológicos - CVT´s de Agroecologia,  do MCT/MDA, que pode viabilizar um velho sonho de implantação do centro de formação e extensão tecnológica para a agricultura familiar. A contar pelo entusiamo de todos, tenho certeza que vai dar certo, pois, como dizia o velho Raul " Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade". Apesar de não ser filho de Igarapé-Açu, os amigos sabem que sempre poderão contar comigo.

Um comentário:

  1. Primeiro fiquei feliz pelo "amigo Paulo Santana", é uma honra ser amigo de Evandro Ladislau; Mas tanto quanto fico contente de ver o povo de Igarapé-Açu manter o Fórum de Desenvolvimento Municipal, experiencia que teve início em 2008. Além do Projeto de Desenvolvimento Municipal, elabora dentro de uma politica do Programa Pará Rural, elaboramos, com o apoio do Fórum de Desenvolvimento Municipal, como tema da nossa dissertação de mestrado do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA, uma proposição de Plano de Marketing Territorial, cuja meta é transformar Igarapé-Açu em uma referencia na fruticultura regional, utilizando-se de Sistemas Agroflorestais....Essa proposta já vendo sendo praticada a mais de uma decada, na pratica, pelo Projeto Tipitamba, da Embrapa, coordenado pelo nosso grande amigo Osvaldo Kato.
    Um forte abraço a todos amigos a Você, Evandro Ladislau e aos Amigos e Amigas de Igarapé-Açu do companheiro Paulo Santana

    ResponderExcluir

Comentários caluniosos, desrespeitosos e ofensivos não serão aceitos.