Seguidores

24 de setembro de 2013

Programas de Pós-Graduação da UFPA abrem inscrições para seleção

Vários programas de pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) estão lançando editais para inscrição em processos seletivos de Mestrado e Doutorado, com turmas para 2014. 

De acordo com o último relatório anual da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), lançado em 2012, a UFPA possui 61 Programas de Pós-Graduação (PPGs) credenciados na Coordenadoria de Capacitação de Pessoal de Nível Superior (Capes), que ofertam 86 cursos, sendo 47 de Mestrado Acadêmico, 11 de Mestrado Profissional e 28 de Doutorado.

PPGCOM – O Programa de Pós-Graduação de Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), está ofertando 12 vagas, seis para cada linha de pesquisa do Programa: "Mídia e Cultura na Amazônia" e "Estratégias de Comunicação Midiática na Amazônia".

As inscrições podem ser feitas de 16 de setembro a 18 de novembro de 2013 e serão realizadas na Secretaria do Programa, localizada no ILC, no horário das 9h às 13h e das 14h30 às 18h. Para os candidatos que residem fora da Região Metropolitana de Belém, a inscrição pode ser feita por meio de remessa pelos Correios, de acordo com o edital. Será considerada a correspondência postada até o último dia de inscrição. Confira o edital.

PPGED – Para o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), o processo seletivo é para preenchimento de 36 vagas para o Mestrado Acadêmico em Educação, seguindo as linhas de pesquisa “Políticas Públicas Educacionais”, “Educação, Cultura e Sociedade”, “Educação: Currículo, Epistemologia e História”, e de 24 vagas para o Doutorado em Educação, com as linhas “Políticas Públicas Educacionais”, “Educação, Cultura e Sociedade” e “Educação: Currículo, Epistemologia e História”. As inscrições devem ser enviadas para a página eletrônica do Programa e encerram-se no dia 27 de setembro. Confira o edital.

PPGD – As inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) encerram-se no dia 26 de setembro. Para o Doutorado, serão destinadas três vagas e, para o Mestrado, serão ofertadas 18 vagas. As linhas de pesquisa ofertadas são Constitucionalismo, Democracia e Direitos Humanos; Direitos Humanos e Inclusão Social; Direitos Humanos. Os documentos necessários devem ser entregues na Secretaria do PPGD, localizada no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Campus Profissional da UFPA, nos horário das 9h às 12h e das 14h às 16h. Pelos Correios, serão aceitas inscrições somente enviadas pela modalidade SEDEX e com data de postagem até o último dia do prazo. Confira o edital.

PPGA – Para o Programa de Pós‐Graduação em Antropologia (PPGA), 24 vagas no curso de Mestrado e 15 vagas no curso de Doutorado estão sendo ofertadas. As linhas de pesquisa serão: “Povos Indígenas e Populações Tradicionais”, “Paisagem, Memória e Gênero”, “Arqueologia Amazônica: Mudança Cultural e Significados”, “Patrimônio Cultural/Biológico e Arqueologia Pública”, “Socioecologia da Saúde e da Doença” e “Antropologia Genética e Forense”. As inscrições irão até o dia 18 de outubro, na Secretaria do Programa, localizada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), nos horários das 8h30 às 12h e das 14h às 16h30.

Confira o edital. Mais informações nos sites do PPGCOM , PPGED, PPGD e PPGA.

Para informações sobre outros editais, acesse o site da Propesp.

Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Laís Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários caluniosos, desrespeitosos e ofensivos não serão aceitos.