Seguidores

13 de setembro de 2013

Tailândia deixará a lista dos municípios com maiores índices de desmatamento da Amazônia

Simbolo nacional de desmatamento, Tailândia deixará a lista dos municípios com maiores índices de desmatamento da Amazônia. 

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) confirmou a informação na última quarta-feira, 4 de setembro. A saída da lista representa o retorno do acesso ao crédito rural e o fim do impedimento (embargo) ao uso econômico de propriedades rurais nos municípios.

Em 2008, todos os estabelecimentos madeireiros e de carvoaria do município foram vistoriados e multados por irregularidades durante a operação Arco de Fogo, ação conjunta entre Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A operação resultou em mais de R$ 23 milhões em multas e 23 mil metros cúbicos de madeira apreendida.

A ação sofreu forte resistência, inclusive com confronto entre policiais e pessoas contrárias à fiscalização. Houve de tudo: ponte interditada por toras incendiadas, depredação de prédios públicos e retenção em uma serraria de fiscais estaduais e federais.

A prefeitura chegou a declarar na Folha de São Paulo que se as madeireiras fossem fechadas a cidade quebraria. Para alegria de todos a cidade não quebrou e hoje o município ostenta a marca de 80% de suas propriedades rurais registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), e um índice de desmatamento inferior a 40km². Ao contrário do clima de revolta de 2008, hoje a cidade comemora com orgulho sua nova condição. Parabéns a todos! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários caluniosos, desrespeitosos e ofensivos não serão aceitos.