Este recorte histórico é do Jornal Hora do Povo do ano de 1982. Foi cedido pelo companheiro Marcial Maciel que na época era Presidente do Centro Cívico do Colégio Plínio Pinheiro em Marabá, durante o processo de abertura política do governo João Figueiredo.
A eleição era da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Belém. A chapa VIRAÇÃO foi apoiada por amplos setores da esquerda no estado. Destaca-se o apoio do saudoso Benedito Monteiro, do amigo Deputado Estadual Gabriel Guerreiro (PV) e do Deputado Federal Arnaldo Jordy (PPS). Todos eram candidatos na eleição de 1982, mas somente o Guerreiro se elegeu, pelo PMDB . No entanto, para o bem do povo do Pará, todos seguiram uma vitoriosa e produtiva vida política.
Eu sei um pouco mais a frente Viração foi o nome de uma tendencia do movimento estudantio vinculada ao PC do B. Na epoca fui diretor do Centro Civico do CETEP (Curso Tecnico vinculado ao CESEP, atual UNAMA). Esta eleição, a qual o recorte de jornal faz menção, foi vencida pela Chapa Semeando. Formada em sua grande maioria, se não todos,por petistas.
ResponderExcluirOu detalhe é que a eleição foi para a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas, e não Municipal.
Gomes, obrigado pelo comentário. Assim a história vai sendo elucidada.
ResponderExcluir