Seguidores

6 de junho de 2013

Rede de Tecnologia Social do Pará tem primeira reunião do ano

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), por meio da Diretoria de Tecnologias Sociais (DTS), realizou nesta quinta-feira, 06, a primeira reunião do ano da Rede de Tecnologias Sociais do Estado do Pará (RTS Pará). O evento reuniu representantes de órgãos públicos, organizações não governamentais, Instituições de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de discutir diretrizes capazes de consolidar uma política para o setor. 

Na ocasião, o titular da DTS, Evandro Ladislau, apresentou uma proposta para reestruturação da Rede. O objetivo é ampliar a representatividade institucional da RTS Pará como um espaço participativo e democrático, a fim de coordenar, compartilhar e fomentar ações que contribuam com o desenvolvimento, reaplicação e difusão de Tecnologias Sociais no estado do Pará. “Queremos fazer deste coletivo da Rede de Tecnologias Sociais nosso colegiado consultivo. Um espaço para que as ações de nossa secretaria sejam submetidas à avaliação de diferentes segmentos da sociedade, para que haja trocas de experiências e unificação de esforços”, ressaltou o diretor. 

Para ampliar a atuação e representatividade da RTS Pará enquanto instrumento da Política Estadual de Tecnologias Sociais, foi aprovada a proposta de constituição de um Grupo de Trabalho composto por integrantes ligados ao governo, instituições de ciência e tecnologia e sociedade civil. Os membros foram escolhidos democraticamente e já se reunirão no próximo dia 20 de junho para debater conceitos, objetivos e modelos de governança. 

“Acho muito importante aumentar a atuação de uma Rede capaz de integrar secretarias e outros parceiros para pensar ações em TS. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente tem todo interesse em compor o Grupo de Trabalho criado, pois não há como pensar em conservação de Àreas Protegidas, sem pensar no desenvolvimento humano”, destacou a representante da Sema, Haydeé Marinho.

O coordenador do Poloprobio, Francisco Samonek, diz que a responsabilidade de compor um grupo de trabalho é imensa e muito importante para que as ações em TS coordenadas pelo governo estadual possam ser, de fato, democráticas e passíveis de reaplicação. “Acho que há grandes possibilidades de as ações se tornarem construtivas e se transformarem em políticas públicas. Espero ver projetos, como o da Tecnologia Social dos Encauchados, sendo reaplicados em todo o estado”, afirma.

O professor da Universidade Federal do Pará, Ronaldo Lopes Mendes, será um dos integrantes do novo grupo de trabalho e diz que uma das grandes funções do GT será organizar as demandas surgidas pela Rede, criando condições de debater as discussões e viabilizar projetos levantados pelas instituições que compõem a RTS Pará.

Para o representante da Fundação Vale, Marcos Reis, o planejamento estratégico que está sendo desenvolvido é de extrema importância para que os projetos em TS surgidos a partir da Rede possam ter continuidade e se constituam em políticas de Estado. 

O GT para reestruturação da Rede será composto da seguinte forma: Instituições de Governo (Sema, Pará Rural, Emater); Instituições de Ciência e Tecnologia: UFPA, IFPA, UEPA; Organizações da Sociedade Civil: Instituto Açaí, Fórum das Ilhas, Poloprobio e iniciativa privada: Fundação Vale. 

Para finalizar a reunião, foi decidido que haverá um novo encontro no dia 27 de junho para debater a participação dos membros da RTS Pará na Mostra de Tecnologias Sociais e no I Fórum Paraense de Tecnologias Sociais, os quais integrarão a programação da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, a ocorrer no Hangar, nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2013.


Ana Carolina Pimenta - Ascom Secti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários caluniosos, desrespeitosos e ofensivos não serão aceitos.