Seguidores

25 de agosto de 2011

Ilhas de Belém terão Plano de Desenvolvimento Sustentável

As lideranças do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Ilhas definiram, nessa manhã (25/08), em reunião na Universidade Federal do Pará, as cinco linhas estratégicas que comporão o Plano de Desenvolvimento Sustentável das Ilhas de Belém.
A visão de futuro das lideranças é de construção de uma proposta de desenvolvimento territorial das ilhas que promova a conservação dos seus recursos naturais, em uma economia baseada no turismo (em especial o de base comunitária) e no manejo de sua biodiversidade. Essa visão compreende a  valorização e fortalecimento da identidade cultural e dos saberes e fazeres de seus habitantes e, finalisticamente, a garantia da qualidade de vida das presentes e futuras gerações. Sem excluir as inovações promovidas pelo processo de urbanização, os dirigentes do Fórum afirmaram o direito das populações tradicionais ao desenvolvimento com sustentabilidade. As linhas estratégicas aprovadas foram:
  1. Proteção das florestas remanescentes e dos recursos hídricos;
  2. Sistemas de produção sustentável (várzea e terra Firme);
  3. Turismo de base comunitária;
  4. Articulação de políticas pública;
  5. Fortalecimento da gestão e organização comunitária.

No dia 21/09, às 9h, no auditório do POEMA/UFPA, o Fórum das Ilhas reunirá para definir as linhas de projeto para cada linha estratégica. Foram constituídos cinco grupos de trabalho coordenados respectivamente pela SEMMA, EMATER, PARATUR, Fórum das Ilhas e Bolsa Amazônia.
Em breve o Fórum apresentará para toda sociedade, em evento formal, o Plano de Desenvolvimento Sustentável das Ilhas de Belém. Será um marco histórico para todos os moradores das ilhas e do continente, mas apenas o primeiro passo de uma longa e persistente caminhada por uma Belém Sustentável. Eu creio nessa possibilidade!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários caluniosos, desrespeitosos e ofensivos não serão aceitos.