Seguidores

5 de setembro de 2011

Vereadores querem acabar com as florestas do Outeiro

Fiquei surpreendido com a informação de que, nessa manhã (05/09), os vereadores de Belém autorizaram a redução da Zona Especial de Interesse Ambiental (ZEIA) da ilha de Caratateua em 90%. O projeto de emenda ao Plano Diretor Urbano (PDU), apresentado pelo vereador Raimundo Castro (PTB), havia recebido o veto do prefeito Duciomar Costa (PTB), mas os vereadores derrubaram o veto por vinte e um votos a sete.
A decisão dos vereadores, sem nenhuma base científica, contraria as conclusões dos especialistas da Fundação de Apoio a Pesquisa e Ensino em Ciência Agrárias (FUNPEA), que recomendaram, no diagnóstico do PDU, a criação de unidades de conservação nessa ZEIA por sua importância na proteção dos recursos hídricos da Ilha.

Figura 1 - Zona Especial de Interesse Ambiental de Caratateua (área em verde)
Fonte: PDU

Minha indignação é que na emenda aprovada pelos vereadores está clara a impressão digital do setor imobiliário. O interesse está principalmente na área norte da ilha (com o número 13 na figura), onde será construída a ponte ligando Outeiro ao Mosqueiro, e, não por acaso, está sendo alvo de grandes empreendimentos imobiliários. Será que essa alteração, que condena o que resta das florestas de várzea ao desaparecimento, tem a ver com a proximidade do período eleitoral e com a busca de apoio financeiros nas campanhas?
Vamos nos mobilizar contra esse crime ambiental e derrubar mais essa manobra da câmara!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários caluniosos, desrespeitosos e ofensivos não serão aceitos.