Seguidores

28 de setembro de 2011

Veja quem votou a favor da privatização do lixo em Belém

Numa das mais vergonhosas manobras da base aliada do prefeito Duciomar Costa (PTB) a Câmara de Vereadores de Belém aprovou ontem (27/09) a privatização dos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final do lixo em Belém. A questão envolvia cifras astronômicas e por isso mobilizou todas as energias da base governista. O vereador Sahid Xerfan (PP) denunciou, com base na atual despesa com lixo que é de R$ 70 milhões/ano, que o projeto do Executivo é uma concessão que em 20 anos vai render até R$ 1,4 bilhão para a empresa que for escolhida para o serviço.

Sem a existência de um plano de gestão integrada de resíduos sólidos e sabendo que o prefeito não costuma cumprir sua palavra, a sociedade fica à mercê dos interesses escusos envolvidos no negócio.

Os movimentos sociais, ambientalistas e os catadores que estiveram presentes até o fim dos debates, assistiram a um espetáculo deprimente.

O vereador Gervásio Morgado, um contumaz perseguidor de blogueiros, fazia questão de desempenhar o papel de bobo da corte de Duciomar, dando um show grotesco, debochado e desagradável de insensibilidade perante a plenária de humildes catadores, para divertimento de seus colegas de bancada governista.

O líder do governo, vereador Orlando Reis, sem conseguir conter sua satisfação ou pensando nos ganhos "políticos" auferidos com a empreitada, num ato de desfaçatez ria das tentativas dos movimentos sociais, ambientalistas e catadores em conseguir apoio dos vereadores para derrubar o projeto.

Foi um dia que teve de tudo... Menos debate político. Vergonha! Foi o sentimento de todos ao se retirarem da Câmara.

Mas a sociedade promete resistir e dar ampla divulgação ao nome daqueles que, sem nenhum pudor, vendem o patrimônio público e a representação que o povo de Belém lhes concedeu.

Dou aqui minha humilde contribuição divulgando a posição de cada vereador e pedindo a todos que façam o mesmo, para que em eleições futuras recebam o pagamento que merecem.

VOTARAM A FAVOR
Antonio Rocha (PMDB)
Antonio Vinagre (PTB)
Gervásio Morgado (PR)
Henrique Soares (PMDB)
Iran Moraes (PSB)
Luiz Pereira (PR)
Miguel Rodrigues (PRB)
Nadir Neves (PTB)
Nehemias Valentim (PSDB)
Nonato Filgueiras (PV)
Orlando Reis (PV)
Paulo Queiroz (PSDB)
Pio Neto (PTB)
Raimundo Castro (PTB)
Rildo Pessoa (PDT)
Tereza Coimbra (PDT)
Walter Arbage (PTB)
Wanderlan Quaresma (PMDB).

VOTARAM CONTRA
Adalberto Aguiar (PT)
Ademir Andrade (PSB)
Alfredo Costa (PT)
Augusto Pantoja (PPS)
Carlos Augusto (DEM)
Evaldo Rosa (PPS)
Fernando Dourado (DEM)
Otávio Pinheiro (PT)
Raul Batista (PRB)
Sahid Xerfan (PP)
Vandick Lima (PP).

REGISTRARAM PRESENÇA, MAS NÃO VOTARAM
Amaury Souza (PT)
José Scaff Filho (PMDB)
Marquinho (PT)
Mário Correa (PR).

AUSENTES
Vanessa Vasconcelos (PMDB)
Abel Loureiro (DEM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários caluniosos, desrespeitosos e ofensivos não serão aceitos.